Inserir
o educando dentro do universo da tecnologia da informática requer mudança de
hábito do docente para que o mesmo não tenha a falsa compreensão de que aulas
deste tipo são extremamente difíceis de serem elaboradas ou que tenham o
objetivo apenas de maquiar seu plano de aula. Percebemos que existe, dentro
desses novos paradigmas do processo educacional, a necessidade premente da
produção de aulas mais dinâmicas, interativas e pautadas nessas novas
tecnologias como também o zelo que o professor deve ter no desempenho de suas atribuições
como tal profissional ao criar aulas bem planejadas e comprometidas com estes
recursos modernos que a escola oferece.
Ao
criar e utilizar uma webquest em sua regência, o professor estará aliando tanto
a ferramenta tecnológica como também um planejamento mais otimizado que, indubitavelmente,
culminará em uma aula deveras produtiva já que esta metodologia de ensino
instiga o estudante a construir seu próprio conhecimento através de pesquisa
direcionada e realização de atividades.
Quero, com estas considerações
sobre o uso de webquest, parabenizar os professores João Batista e Vivianne
Valente pelo belo trabalho pedagógico com esta disciplina tão temida pelos
alunos que é a Matemática através de suas webquests ”Jogando com a Matemática
(2012)” e “Aprendendo com Jogos Matemáticos (2012)”.
Ana Kílvia –
Professora Coordenadora do LEI
Acesse aqui as webquests
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=13171&id_pagina=1