sexta-feira, 20 de julho de 2012

Webquest: pesquisa direcionada, trabalho proveitoso


Inserir o educando dentro do universo da tecnologia da informática requer mudança de hábito do docente para que o mesmo não tenha a falsa compreensão de que aulas deste tipo são extremamente difíceis de serem elaboradas ou que tenham o objetivo apenas de maquiar seu plano de aula. Percebemos que existe, dentro desses novos paradigmas do processo educacional, a necessidade premente da produção de aulas mais dinâmicas, interativas e pautadas nessas novas tecnologias como também o zelo que o professor deve ter no desempenho de suas atribuições como tal profissional ao criar aulas bem planejadas e comprometidas com estes recursos modernos que a escola oferece.
Ao criar e utilizar uma webquest em sua regência, o professor estará aliando tanto a ferramenta tecnológica como também um planejamento mais otimizado que, indubitavelmente, culminará em uma aula deveras produtiva já que esta metodologia de ensino instiga o estudante a construir seu próprio conhecimento através de pesquisa direcionada e realização de atividades.
                Quero, com estas considerações sobre o uso de webquest, parabenizar os professores João Batista e Vivianne Valente pelo belo trabalho pedagógico com esta disciplina tão temida pelos alunos que é a Matemática através de suas webquests ”Jogando com a Matemática (2012)” e “Aprendendo com Jogos Matemáticos (2012)”.

Ana Kílvia – Professora Coordenadora do LEI

Acesse aqui as webquests